Na Bancada

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Raposo Tavares -Brasil 1648

António Raposo Tavares nasceu no ano de 1598 e morreu, em S.Paulo no Brasil, em 1658. Foi para o Brasil com o seu pai em 1618, onde chegou e se estabeleceu em 1622 em Quintaúna perto da vila de São Paulo na Capitania de S. Vicente. Ganhou uma vasta experiencia sobre o território ao lado do seu pai que era o Capitão-mor da Capitania. Foi responsavel pelas principais expedições, que no Brasil se chamavam “Bandeiras”, que deram a forma que o territorio do Brasil tem hoje.

As “Bandeiras” eram expedições de colonização e de guerra para capturade indios, conquista do interior do território e pesquisa de metais preciosos. Eram essencialmente compostas pos Portugueses Europeus, Mamelucos ( descendentes de portugueses e indios), mestiços, escravos negros e indios convertidos (na maioria dos casos eram da tribo Tupi). As expediçoes saíam de S. Paulo e duravam meses e por vezes anos. Carregavam arcabuzes, polvora, chumbo, arcos e flechas, correntes de ferro com trinta colares cada uma para o aprisionamento dos indios. As arcas de provisão levavam bolo de farinha de mandioca cozida que se conservava por um ano e à qual chamavam “farinha de guerra” . As provisões apenas chegavam para a primeira parte da expedição pelo que tinham de viver das colheitas e construir canoas para percorrer os rios tropicais. No final das colheitas prosseguiam as expedições.


Em 1628, contituiu-se uma “Bandeira” com serca de 3000 homens com o objectivo de ocupar Guairá e destruir as missões Jesuitas Espanholas, ao sul do Brasil, para capturar o maior numero de indios possivel. Raposo Tavares comandou uma das quatro secções e arrasou a missão Espanhola de Sto. António capturando 2000 indios . Segue-se-lhe todas as outras missões da região eo o Brasil ganha mais territorio ao Sul. Diz-se que Raposo Tavares voltou a S. Paulo com cerca de 20 000 índios capturados .

Em 1648, com 50 anos Raposo Tavares organiza uma expedição com um efectivo de 1200 homens para pesquisar prata. Apesar de não encontrar a tão desejada prata, a expedição dura 3 anos e percorre 1200 Km, através de rios, selva densa e animais selvagens, ligando a bacia do Rio da Prata ao Amazonas.

Raposo tinha conseguido realizar a maior expedição da America do Sul.


Esta figura representa António Raposo Tavares, famoso “Bandeirante” Português, durante a Expedição, entre 1648 e 1651, que percorreu 1200 Km no interior do Brasil e ligou a Bacia do Rio da Prata ao Rio Amazonas.

Esta Expedição iniciou-se com um efectivo de 1200 homens e terminou com apenas 58 devido aos rigores da selva tropical, rios, animais selvagens e índios. Estes Homens só levavam a roupa que traziam no corpo e uma especie de lenço, a que chamavam “pano de cabeça” e que usavam por baixo do capéu de abas largas. Para a proteção do corpo contra as setas dos índios usavam a chamada “coira de anta” que éra um tipo de gibão de couro com recheio de algodão grosso e forro de baeta. À tiracolo levavam um talabardão de doze frascos de pólvora e uma espada de seis palmos. À cintura usavam pendurada a bolsa das munições e o polvilho. Carregavam um arcabuz com couce de cauda de peixe e uma pistola com fecho de roda.

(texto trancrito da brochura que acompanha a figura)


Mais uma vez me vou lançar numa figura da Viriatus, tava a tentar ter um pouco mais de conhecimento de pintura para avançar com esta figura que é uma das minhas preferidas, vou tentar dar o meu melhor.


Raposo Tavares - Brasil 1648

Marca: Viriatus

Escultor: Victor Ribeiro de Almeida

Escala:54mm

Pintura:Acrilicos














Obrigado
Alvaro Lameiras

sábado, 18 de julho de 2009

2º Regimento de Infantaria do Porto 1793-1795

2º Regimento de Infantaria do Porto 1793-1795
Marca :Viriatus
Escala:54mm
Escultor:Fernando Martinez
Pintura: Acrilicos


















Obrigado
Alvaro Lameiras

domingo, 12 de julho de 2009

2º Regimento de Infantaria do Porto 1793

Após a Revoliução Francesa as nações europeias monárquicas unen-se para fazer frente á ameaça dos ideais politicos vindos da França Republicana.Assim, Portugal junta-se á inglaterra e Espanha dando origem á triplice aliança.
Em Portugal e constituido um exercito auxiliar á Coroa de Espanha com o efectivo de 5000 homens e sob o comando do Tenente General João Forbes Skellater, que era um militar Escocês que já servira Portugal desde as campanhas de 1762. Este exercitoestava organizado numa divisão com 6 regimentos de Infantaria (1º e 2º do Porto , Olivença, Cascais, Freire de Andrade ) e uma brigada de Artilharia com 22 peças.

A 19 de Setembro de 1793, Portugal envia este exercito para participar na Campanha do Rossilhão, nos Pirinéus Orientais para auxiliar o exercito Espanhol contra os Franceses. A espedição é composta de cinco navios de guerra e nove navios mercantescomandados por Sousa Sarmento e chegam ao Porto de Rosa na Catalunha a 9 de NOvembro do mesmo ano..................................



Esta Figura representa um soldado de Infantaria Portuguesa do 2º Regimento do Porto durante a campanha do Rossilhão nos Pirinéus Orientais .......................

2º Regimento Infantaria do Porto
Marca :Viriatus
Escultor:Fernando Martinez
Material: Metal Branco
Pintura :Acrilicos










Obrigado
Alvaro Lameiras

segunda-feira, 6 de julho de 2009