Na Bancada

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Rameses II Qadesh 1300 a.C.

A finalizar o ano a ultima figura que sai da minha bancada é da Art Girona que me surprendeu pela positiva muito boa escultura.
Espero que gostem.

Rameses II Qadesh 1300 a.C.

Fabricante: Art Girona
Escala: 54mm
Escultor: Adriano Laruccia
Material: Metal Branco
Pintura: Acrilicos





Obridado

Alvaro Lameiras

domingo, 15 de novembro de 2009

Luis Vaz de Camões

Luís Vaz de Camões terá nascido em Lisboa por volta de 1524, de uma família do Norte (Chaves). Viveu algum tempo em Coimbra onde terá frequentado aulas de Humanidades no Mosteiro de Santa Cruz onde tinha um tio padre. Regressou a Lisboa, levando aí uma vida de boémia. Em 1553, depois de ter sido preso devido a uma rixa, parte para a Índia. Fixou-se na cidade de Goa onde terá escrito grande parte da sua obra. Regressa a Portugal em 1569, pobre e doente, conseguindo publicar Os Lusíadas em 1572 graças à influência de alguns amigos junto do rei D. Sebastião. Faleceu em Lisboa no dia 10 de Junho de 1580. É considerado o maior poeta português, situando-se a sua obra entre o Classicismo e o Maneirismo.
Obras: Os Lusíadas (1572), Rimas (1595), El-Rei Seleuco (1587), Auto de Filodemo (1587) e Anfitriões (1587).

Mais informação em Wikipédia

Á muito que queria pintar esta figura mas sempre tive algum receio de pintar a cor preta, esta foi depois de algumas pesquisas a maneira que encontrei para a pintar espero que gostem.


Descrição:

Luis Vaz de Camões

Miniatura a 54 mm em metal branco

Figura AMM. (1.º Lançamento)

Escultura:

Fernando Beneito












Obrigado

Alvaro Lameiras

Peça disponivel na A.M.M.

domingo, 18 de outubro de 2009

Raposo Tavares Brasil 1648 +++Final+++

Depois de algumas noites bem passadas em torno desta figura eis que cheguei ao seu término , espero que gostem é sem duvida uma figura muito cativante.

Raposo Tavares - Brasil 1648

Marca: Viriatus

Escultor: Victor Ribeiro de Almeida

Escala:54mm

Pintura:Acrilicos











Obrigado
Alvaro LAmeiras

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

- Comando Mama Sumae - Figuras Pires 1/12

Depois de umas pequenas férias para recarregar as "pilhas" nada melhor que começar um novo projecto pra ganhar "balanço".
Escolhi desta vez um busto das Miniaturas Pires que representa um Comando do Exercito Português.


Comando Mama Sumae
Marca: Miniaturas Pires
Escala: 1/12
Escultor: Fernando Pires
Pintura Acrilicos

















Mais informação em http://figuraspires.blogspot.com/2009/03/comandos_15.html

Obrigado
Alvaro Lameiras

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Raposo Tavares Brasil -1648







Mais uns pequenos avanços , já começa a tomar forma, espero qu egostem.
Obrigado
Alvaro Lameiras

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Raposo Tavares -Brasil 1648

António Raposo Tavares nasceu no ano de 1598 e morreu, em S.Paulo no Brasil, em 1658. Foi para o Brasil com o seu pai em 1618, onde chegou e se estabeleceu em 1622 em Quintaúna perto da vila de São Paulo na Capitania de S. Vicente. Ganhou uma vasta experiencia sobre o território ao lado do seu pai que era o Capitão-mor da Capitania. Foi responsavel pelas principais expedições, que no Brasil se chamavam “Bandeiras”, que deram a forma que o territorio do Brasil tem hoje.

As “Bandeiras” eram expedições de colonização e de guerra para capturade indios, conquista do interior do território e pesquisa de metais preciosos. Eram essencialmente compostas pos Portugueses Europeus, Mamelucos ( descendentes de portugueses e indios), mestiços, escravos negros e indios convertidos (na maioria dos casos eram da tribo Tupi). As expediçoes saíam de S. Paulo e duravam meses e por vezes anos. Carregavam arcabuzes, polvora, chumbo, arcos e flechas, correntes de ferro com trinta colares cada uma para o aprisionamento dos indios. As arcas de provisão levavam bolo de farinha de mandioca cozida que se conservava por um ano e à qual chamavam “farinha de guerra” . As provisões apenas chegavam para a primeira parte da expedição pelo que tinham de viver das colheitas e construir canoas para percorrer os rios tropicais. No final das colheitas prosseguiam as expedições.


Em 1628, contituiu-se uma “Bandeira” com serca de 3000 homens com o objectivo de ocupar Guairá e destruir as missões Jesuitas Espanholas, ao sul do Brasil, para capturar o maior numero de indios possivel. Raposo Tavares comandou uma das quatro secções e arrasou a missão Espanhola de Sto. António capturando 2000 indios . Segue-se-lhe todas as outras missões da região eo o Brasil ganha mais territorio ao Sul. Diz-se que Raposo Tavares voltou a S. Paulo com cerca de 20 000 índios capturados .

Em 1648, com 50 anos Raposo Tavares organiza uma expedição com um efectivo de 1200 homens para pesquisar prata. Apesar de não encontrar a tão desejada prata, a expedição dura 3 anos e percorre 1200 Km, através de rios, selva densa e animais selvagens, ligando a bacia do Rio da Prata ao Amazonas.

Raposo tinha conseguido realizar a maior expedição da America do Sul.


Esta figura representa António Raposo Tavares, famoso “Bandeirante” Português, durante a Expedição, entre 1648 e 1651, que percorreu 1200 Km no interior do Brasil e ligou a Bacia do Rio da Prata ao Rio Amazonas.

Esta Expedição iniciou-se com um efectivo de 1200 homens e terminou com apenas 58 devido aos rigores da selva tropical, rios, animais selvagens e índios. Estes Homens só levavam a roupa que traziam no corpo e uma especie de lenço, a que chamavam “pano de cabeça” e que usavam por baixo do capéu de abas largas. Para a proteção do corpo contra as setas dos índios usavam a chamada “coira de anta” que éra um tipo de gibão de couro com recheio de algodão grosso e forro de baeta. À tiracolo levavam um talabardão de doze frascos de pólvora e uma espada de seis palmos. À cintura usavam pendurada a bolsa das munições e o polvilho. Carregavam um arcabuz com couce de cauda de peixe e uma pistola com fecho de roda.

(texto trancrito da brochura que acompanha a figura)


Mais uma vez me vou lançar numa figura da Viriatus, tava a tentar ter um pouco mais de conhecimento de pintura para avançar com esta figura que é uma das minhas preferidas, vou tentar dar o meu melhor.


Raposo Tavares - Brasil 1648

Marca: Viriatus

Escultor: Victor Ribeiro de Almeida

Escala:54mm

Pintura:Acrilicos














Obrigado
Alvaro Lameiras

sábado, 18 de julho de 2009

2º Regimento de Infantaria do Porto 1793-1795

2º Regimento de Infantaria do Porto 1793-1795
Marca :Viriatus
Escala:54mm
Escultor:Fernando Martinez
Pintura: Acrilicos


















Obrigado
Alvaro Lameiras