Na Bancada

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Legionário Romano 2ª camp. Dácia 105 d.c.


Dácia clássica e arredores, do Classical Atlas to Illustrate Ancient Geography de Alexander G. Findlay, New York, 1849.


















Dácia

A conquista romana

Dácia
Localização da província Dácia (em destaque) noImpério Romano.
Anexada em:~106 d.C.
Imperador romano:
Capital:{{{capital}}}
Fronteiras (províncias):
Correspondência actual:Roménia eMoldávia

De 85 a 89 d.C., os dácios entraram em guerra duas vezes com os romanos, no reinado de Duras ou Diurpaneus e no do grande Decebalus.

Após dois graves reveses, os romanos, sob o comando de Tétio Juliano, obtiveram uma notável vantagem, mas foram obrigados a entrar em acordo de paz devido à derrota de Domitiano pelos marcomanos. Decebalus devolveu as armas que havia obtido e alguns dos prisioneiros. No entanto, os dácios foram de fato deixados independentes, como é visto pelo fato de que Domitiano concordou em adquirir imunidade pelo pagamento de um tributo anual.

Para pôr um fim a esse desonroso arranjo, ou talvez para restaurar as finanças do Império Romano com a captura do famoso Tesouro de Decebalus, Trajano resolveu conquistar a Dácia, ganhando assim controle sobre as minas de ouro dácias da Transilvânia. O resultado de sua primeira campanha (101-102) foi o cerco da capital dáciaSarmizegetusa e a ocupação de parte do país. A segunda campanha (105-106) obteve o suicídio de Decebalus e a conquista do território que formaria a província romanaDacia Traiana. A história da guerra é apresentada por Dio Cassius, mas o melhor comentário sobre a mesma é a famosa Coluna de Trajano em Roma.


Texto retirado da wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Dácia



Esta figura da Romeo Models em 54mm retrata um Legionario Romano na 2ªCampanha de Dácia em 105 d.c., espero que gostem.

Roman Legionary, 2ªDacian War,105 AD
Marca :Romeo Models
Escala:54mm
Escultor:Gianni La Rocca
Material:Metal Branco
Pintura:Acrilicos, oleos,pigmentos











Obrigado
Alvaro Lameiras

1 comentário:

Marcos* disse...

Sou apaixonado por história militar romana, pelas campanhas grandiosas, a construção do Império, a vida nas legiões. Se alguém vir esta mensagem, visite meu blog e confira meus comentários sobre A Águia da Nona, a série O Imperador de Conn Iggulden e outros livros sobre o assunto. Deixem um comentário, façam contato, vamos partilhar o interesse!